Um novo serviço de transporte surge com a finalidade de melhorar a mobilidade urbana. Desenvolvido pela empresa americana Via Mobility, o TopBus+ é um novo modal de transporte coletivo sob demanda que já vem sendo utilizado em outros países. Os usuários podem solicitar o serviço por meio de aplicativos.
Fortaleza recebeu esse serviço em dezembro de 2019. Com isso, a capital cearense se tornou a segunda cidade brasileira a disponibilizar a nova tendência de mobilidade urbana, que já funciona em Goiânia. O público alvo é formado por pessoas que estejam dispostas a deixar o seu veículo em casa e compartilhar deslocamentos.
O aplicativo utiliza veículos como Sprinters da Mercedes Benz, com espaço para 13 passageiros em cada. Além de oferece maior conforto, flexibilidade e preço acessível, o TopBus+ contribui com a redução de carros nas ruas e, por consequência, com a redução de congestionamentos e emissão de poluentes. Assim, o usuário pode realizar o seu trajeto em menos tempo e com segurança.
Como funciona
Para utilizar o serviço, o usuário deve baixar o aplicativo e realizar um cadastro. O transporte atende aos chamados por meio da plataforma e realiza o embarque do passageiro no endereço solicitado por ele. É possível indicar quantos assentos deseja reservar, para viagens com acompanhantes indo ao mesmo destino. Ao finalizar o pedido, o app mostrará o número do veículo e o nome do motorista.
O veículo faz alterações na rota para atender outras solicitações. Ou seja, não há uma rota fixa. O trajeto varia de acordo com o local onde as pessoas desejam embarcar e desembarcar. O serviço pode ser pago com cartão de crédito ou débito, como utilizado em outras plataformas de mobilidade. Além disso, assim como em outros aplicativos os usuários saberão o valor da tarifa antes do embarque.
Continue acompanhando o nosso blog e fique sempre atualizado sobre mobilidade urbana e tecnologia.