Internet of Things ou Internet das coisas refere-se ao conceito de uma enorme rede de dispositivos conectados, com o objetivo de ligar e trocar dados com outros aparelhos e sistemas pela internet. Esses dispositivos variam de objetos do cotidiano à ferramentas industriais sofisticadas.
Como surgiu o termo?
Kevin Ashton, pioneiro da tecnologia britânica, criou o termo através de uma apresentação feita por ele em 1999 na empresa Procter & Gamble (P&G). Dez anos depois, num artigo publicado através do RFID Journal, ele faz referência à apresentação e cita o que é tido por muitos como a definição de IoT.
Importância da Internet das Coisas
Através da Internet of Things , é possível mesclar o mundo real com o mundo virtual. Agora, podendo conectar objetos do dia-a-dia, como eletrodomésticos, carros, babás eletrônicas, à internet, a comunicação no cotidiano ficou mais rápida e eficiente.
Além de vantagens na rotina das pessoas, a Internet das Coisas vem colaborando para diferentes áreas, veja alguns exemplos, abaixo.
Cidades inteligentes
As cidades inteligentes vem transformando os ambientes urbanos em locais mais desenvolvidos, organizados, sustentáveis, e, para isso, utilizam a Internet das Coisas.
Em Barcelona, cidade da Espanha, o uso de água para irrigação em jardins e fontes públicas já é controlado digitalmente, evitando desperdícios. O mesmo acontece com o sistema de iluminação pública, que tem postes dotados de sensores de presença, usados como roteadores para conexão Wi-Fi.
Agricultura mais inteligente
Atualmente, no campo, é possível ter sistemas que monitoram e unem dados meteorológicos para auxiliar o agricultor no processo de avaliação das principais condições da produção.
Medicina mais eficaz
Marcar consultas, atendimentos on-line e alguns sensores conectados já estão sendo usados na medicina.
Em alguns países, estão utilizando dispositivos vestíveis que medem batimentos cardíacos, pulso e pressão sanguínea dos pacientes, deixando seus médicos informados o tempo todo. Isso não só nos hospitais, mas também nas próprias casas dos pacientes, no caso daqueles que enfrentam risco constante.
Transporte inteligente
Tratando-se de mobilidade urbana, a agilidade causada pela integração de diversos serviços e sistemas através da tecnologia traz mudanças significativas, tanto para as pessoas quanto para os negócios.
Com a Internet das Coisas é possível ter um ponto de ônibus que lhe avisa em tempo real a que distância está seu ônibus, em quanto tempo ele chegará ao ponto final e quais as condições de trânsito até o seu destino.
Gostou de saber sobre a Internet das Coisas? Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como esse!
Leia também: Cidades inteligentes: o que são e como funcionam