Um cabo submarino vindo da cidade de Sines, em Portugal, foi ancorado na Praia do Futuro, em Fortaleza, na quinta-feira da semana passada (11). Esse cabo pertence a empresa Ella Link, chegando a comunicar mais de 100 terabits, permitindo a transmissão direta de dados entre a Europa e América Latina, que anteriormente passava pelos Estados Unidos.
Ademais, o cabo submarino também irá reforçar toda a rede terrestre entre Sines, Lisboa, Madri (na Espanha) e Marselha (na França), com planos de expansão também para a Guiana Francesa.
Importância dos cabos submarinos
Os cabos submarinos são feitos de fibra ótica, possuem isolamento especial e são instalados no oceânico. Eles transmitem transmitir todo tipo de dados digitais, como mensagens de texto, áudio, imagens e vídeos , de um ponto a outro. São comumente utilizados em redes internacionais de telecomunicações e interligam países e continentes.
Quantidade de cabos submarinos em Fortaleza
Com a vinda de um novo cabo em solo nordestino, há um total de 14 cabos submarinos instalados na capital cearense, o que faz de Fortaleza um dos maiores entroncamentos de telecomunicação do mundo.
Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como esse!
Leia também: Saiba o que é Internet das Coisas (IoT)