iFood acaba de anunciar o lançamento oficial da primeira moto elétrica, a EVS Work iFood, voltada aos entregadores no Brasil como uma nova opção de mobilidade que traz economia significativa aos parceiros e também uma solução menos poluente.
Todo o projeto foi desenvolvido e realizado em conjunto com VOLTZ, startup investida pela Creditas e UVC Capital, que viabilizou os testes com um modelo pioneiro para motos de entrega e as estações de troca de bateria. Nesta parceria com a montadora de motos elétricas, os entregadores pagam um valor diferenciado de R$ 9.990.90, ao invés de R$ 11.990.90, e têm acesso a condições especiais no seu credenciamento no sistema de troca de baterias, projeto financiado pela Creditas.
O banco BV e a Ipiranga também participam do projeto para oferecer esta solução de mobilidade mais econômica e sustentável para os entregadores. O iFood e o banco BV formalizaram uma parceria oferecendo acesso a uma linha de financiamento com condições diferenciadas para viabilizar a aquisição das motos elétricas. O BV oferece um subsídio de RS 2 mil para as 300 primeiras motos que forem financiadas – mediante aprovação de crédito e usuário.
“Nossa iniciativa tem como base pensar em vantagens para o entregador e ao meio ambiente. É de extrema importância que as empresas com propósitos comuns, promovam a sustentabilidade nos negócios e no ecossistema.” destaca o head de sustentabilidade do iFood, André Borges.
“Fomos pioneiros entre os bancos brasileiros a compensar 100% da emissão de CO2 e da nossa frota financiada e agora, com essa importante parceria com o iFood, queremos viabilizar essa alternativa para os entregadores, que traz uma grande contribuição para o meio ambiente e mais tranquilidade para suas vidas financeiras.”, salientou Flávio Suchek, diretor executivo de Varejo do banco BV.
Estas motos elétricas EVS Work iFood irão utilizar um sistema de trocas de baterias, distribuídas em postos Ipiranga da cidade de Sao Paulo, para otimizar o tempo e a usabilidade dos ítens. O projeto está sendo implementado de forma piloto em city e, nessa primeira fase, serão instaladas 100 estações de troca rápida de bateria em bairros como Lapa, República, Consolação, Jardins, Pinheiros, Itaim Bibi, Aclimação e Moema, entre outros.
Nesse conceito, o usuário não tem a posse da bateria, ele a usa como serviço (Battery as a Service) em uma rede de estações de troca rápida. Até agora, a rede Ipiranga tem 33 estações de troca implantadas em 19 postos na capital paulista.
“Esse é apenas o início de uma mudança efetiva no segmento de delivery. São mais de 200 mil entregadores ativos pela nossa plataforma, essa é uma oportunidade de ter acesso a uma moto elétrica com menor custo, mais econômica, gerando um impacto efetivo na redução de emissão de carbono no meio ambiente”, ressalta Claudia Storch, diretora de logística do iFood.