O termo casa inteligente se refere a uma residência que possui sistemas avançados de automação, com o objetivo de facilitar as atividades do dia a dia. O setor de automação residencial é uma das novidades do mercado de tecnologia digital e prometem gerar negócios de bilhões de dólares ao redor do planeta nos próximos anos.
Saiba mais a seguir.
O que é uma Casa inteligente?
A expressão Casa Inteligente surgiu a partir do termo em inglês “Smart Home” e, como mencionado anteriormente, é uma residência equipada com automação residencial. Ou seja, é uma casa que possui itens e eletrodomésticos conectados à rede. Isto é, “produtos inteligentes”, conectados via Wi-Fi, Bluetooth ou similares para automatizar, controlar e otimizar funções, como a iluminação, segurança, temperatura ou entretenimento.
O controle desses aparelhos pode ser feito em tempo real e de qualquer lugar, por meio de smartphone, tablet ou computador. Além disso, também é possível utilizar um sistema específico tanto dentro da própria casa como remotamente. Para isto, ele deve ter uma conexão com a internet via cabo ou satélite.
Benefícios e facilidades
Essa tecnologia garante inúmeros benefícios e facilidades. Isto é, mais conforto e comodidade aos moradores. Veja alguns exemplos:
- Mais segurança: devido a fechaduras inteligentes, câmeras de segurança em rede, detectores de incêndio e de vazamentos. Além das travas, sensores de presença e alarmes instalados em lugares estratégicos da casa.
- Mais conforto: temperatura e sistemas de iluminação inteligentes controlados através do celular. Portanto, contribui para a diminuição dos gastos com energia elétrica, já que os aparelhos podem ser desligados de qualquer lugar.
- Mais comodidade: eletrodomésticos inteligentes, como máquina de lavar e secadoras controlados através do smartphone.
- Entretenimento: Smart TVs, que ouvem e executam comandos de voz de qualquer lugar.
Também é possível controlar a irrigação de um jardim. Para isso, basta estabelecer horários para que ela ocorra. Dessa forma, a irrigação fica garantida, ao mesmo tempo que evita o desperdício de água.
Este sistema ainda seja recente no Brasil. No entanto, em países como os Estados Unidos, as casas inteligentes já são realidade. Resultado de uma busca maior por praticidade, segurança e bem-estar.
Continue acompanhando o nosso blog.