Veículos inteligentes são automóveis que possuem comunicação eficiente. Isto é, que viabilizam a interação entre os demais carros, via e trajeto programado, com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito. Quer conhecer um pouco mais sobre a tecnologia dos carros inteligentes? Então, continue a leitura!
Benefícios dos veículos inteligentes
O intuito dessa tecnologia é diminuir o número de acidentes e tornar o trânsito mais seguro e rápido. Por esse motivo, os veículos buscam possibilitar a interação. Assim, com a troca de dados entre os veículos que estão na via sobre velocidade, distância e tempo de percurso é possível prevenir colisões. Além disso, com a troca de informações entre o veículo e a infraestrutura, é possível evitar avanços de sinal, congestionamentos e frenagens bruscas.
Funcionamento
A comunicação entre os carros e a infraestrutura da cidade se dá por meio da internet das coisas. Na prática, funciona da seguinte maneira: o semáforo emite um sinal à central, para informar que a luz vai ficar vermelha, o veículo recebe a informação em tempo real, inicia a frenagem e para no exato tempo necessário.
Para o bom funcionamento desse sistema, é preciso que os automóveis recebam os dados corretos e precisos sobre trajetória, velocidade e aceleração de todos que estão trafegando no mesmo local. Isso gera a possibilidade de condução autônoma. Ou seja, o carro se desloca sozinho.
Tecnologias usadas por esses veículos
Essa tecnologia ainda não está completamente disponível nos carros de hoje. No entanto, muitas funções já podem ser testadas. São elas:
- Controle adaptativo de velocidade
O veículo identifica a distância do carro à sua frente e controla a aceleração. Isso evita que os automóveis se aproximem. A função pode ser utilizada de maneira automática pelo motorista ou programada baseada em uma velocidade mínima.
- Assistente para troca de pistas
O sistema identifica quando o veículo está avançando para as outras vias e recoloca o carro na posição correta.
- Reconhecimentos de placas e sinais
O sistema simplifica as informações para o motorista. Ou seja, o sensor reconhece e identifica as placas e os sinais de trânsito, em seguida repassa as informações ao condutor por meio do painel.
- Travamento automático contra colisão frontal
O sistema identifica potenciais perigos à frente do veículo e aciona os freios automaticamente para evitar uma colisão. É importante destacar que essa funcionalidade é diferente do alerta, que apenas informa o motorista sobre possíveis obstáculos.
- Direção assistida
Esse sistema é a combinação de várias funções que foram apresentadas acima. Consiste basicamente em assumir a autonomia do veículo sempre que identificar algum padrão anormal de comportamento.
Para o bom funcionamento dessa tecnologia, é importante que vários sensores e câmeras estejam espalhados ao longo do veículo. Isso trará maior precisão às informações repassadas para os sistemas.
Por fim, ficou claro que a aplicação das tecnologias citadas acima proporciona um trânsito mais seguro e sustentável e garante benefícios a todos.
Continue acompanhando o nosso blog e fique sempre atualizado sobre mobilidade urbana e tecnologia.
Leia também: Topbus+: serviço para melhorar a mobilidade urbana