O Shopping Eldorado vem investindo em um projeto de ecotelhado que transforma o lixo orgânico em compostagem, tudo isso no projeto Telhado Verde. Essa iniciativa teve início em 2012 e reaproveita cerca de 30% dos resíduos produzidos por sua praça de alimentação (cerca de 164 toneladas) mensalmente.
Assim, o projeto visa reduzir uma grande parte do lixo orgânico enviado aos aterros sanitários. Dessa maneira, evita boa parte da emissão de carbono na atmosfera, que seria produzida no transporte desse material até os aterros. Bem como da emissão de metano que acontece pela decomposição do lixo nesses locais.
No telhado do shopping, existe uma horta (daí vem o termo ecotelhado), que implica, principalmente, em uma grande economia. Pois a temperatura do edifício é amenizada e o consumo de água diminui, relacionado ao consumo dela pelo sistema de ar condicionado do local.
Quer saber como funciona esse ecotelhado? Continue a leitura do texto a seguir e confira!
Ecotelhado: Sustentabilidade e Economia
Na área do telhado é realizada a separação dos resíduos pelos próprios funcionários do shopping. Além disso, os colaboradores são responsáveis por realizar a compostagem e cultivo da horta, além de produzirem os alimentos. Dessa maneira, a compostagem gera um composto orgânico que é aproveitado nos cultivos de hortaliças, legumes e verduras completamente livres de agrotóxico.
A área utilizada é de mais ou menos 6.800 m², localizada em toda a parte livre do telhado do estabelecimento. Em seguida, as sobras de alimentos recebem enzimas que aceleram o processo de compostagem, retiram o odor desagradável e são transformadas em adubo usado na horta.
Sergio Nagai é o superintendente do estabelecimento. Ele considera o projeto do shopping um instrumento de desenvolvimento social e atribui isso a um compromisso real de melhorar a qualidade de vida nas comunidades em que ele se insere. De acordo com ele, o projeto Telhado Verde trabalha a questão da sustentabilidade com um ciclo que quer atingir questões ambientais e sociais.
Conclusão
No projeto, a horta produz legumes, verduras e algumas frutas. Temos berinjela, jiló, pimentão, salsinha, alface, tomate, manjericão, pepino, abobrinha, rúcula, couve, limão, amora, beterraba, gengibre, hortelã, erva-doce e outros. Ou seja, uma variedade incrível de produtos produzidos para entrar na mesa das comunidades nos arredores do shopping.
Mensalmente, os colaboradores que trabalham no shopping, em um dia definido, nomeado de “Dia da Colheita”, podem ir ao Telhado Verde. Como resultado de todo o trabalho realizado, eles recebem as verduras e hortaliças ali cultivadas, totalmente de graça.
Gostou? Para mais conteúdos como este, continue seguindo nosso blog e redes sociais.