Projeto quer transformar o Rio de Janeiro em uma cidade inteligente

Mundo Inteligente - Rio de Janeiro Cidade Inteligente

A prefeitura do Rio de Janeiro vem integrando e centralizando ações e projetos que tornem a cidade uma “smart city”, vulgo “cidade inteligente”. Em 2021, a Coordenadoria Técnica de Cidade Inteligente (GP/CTCI), criada por decreto do prefeito Eduardo Paes, nomeou Felipe Peixoto (PSD) para assumir o setor e, assim, fazer parte da expansão e modernização do Centro de Operações Rio (COR), o maior centro de monitoramento da América Latina.

 

– A coordenadoria será fundamental para fazermos do Rio o top cinco de cidades inteligentes. Teremos uma grande missão pela frente e estou muito feliz com esse novo desafio que assumo ao lado do Eduardo, hoje a maior liderança política do nosso estado. Afinal, o Rio é a segunda maior cidade do Brasil – disse Felipe, ao site da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

 

Rio de Janeiro, modelo de cidade inteligente

 

No último dia (01/02), a TIM, Enel x Brasil e a Leonardo, empresas italianas, firmaram um acordo de cooperação com o governo do Rio de Janeiro para iniciar o estudo de soluções em conjunto para o desenvolvimento de mais cidades inteligentes, cujo o principal objetivo é transformar a capital em um “modelo de cidade inteligente, segura e resiliente”. A parceria vai buscar outras cidades que também podem aderir ao modelo de smart city.

 

O acordo vai fazer com que cada empresa desenvolva e forneça capacidades fundamentais nas áreas de transporte, conectividade, transformação digital e energia, oferecendo soluções conjuntas para a conectividade da cidade, além de trazer mais segurança, proteção e qualidade de vida e fornecer produtos e serviços que impulsionam a indústria do país com essa contribuição.

Essa parceria também visa  identificar cidades cuja a implantação de tecnologias que a torne inteligente possam ser aplicadas, fazendo delas uma espécie de “laboratório vivo” e que se desenvolvam sustentavelmente também. 

Mundo Inteligente - Rio de Janeiro Cidade Inteligente

A gama completa de serviços eletrônicos que serão oferecidos para as cidades são: e-city, e-home, e-mobility, e-industries e também serviços digitais financeiros. Sistemas de energia e inteligência artificial também serão aplicados nessa parceria.

Consequentemente, também estão nos planos implementar tecnologias de segurança aos cidadãos cariocas, utilizando conectividade e integrando a uma série de sensores inteligentes, que vão auxiliar na medição do clima e do nível de poluição, além de sistemas de recarga pública para veículos elétricos. 

A parceria também planeja disseminar o conceito de eficiência energética, por meio do desenvolvimento de soluções de engenharia, oferta de energia renovável em usinas de geração distribuída e uso de plataformas de monitoramento em tempo para climatização. Esses conceitos sustentáveis e inovadores serão aplicados para empresas e edificações públicas. 

Todas essas medidas farão do Rio de Janeiro uma “cidade inteligente” e sustentável. Em 2021, a cidade foi premiada no Ranking Connected Smart Cities em duas categorias: 1º lugar no Ranking Connected Smart Cities: Tecnologia e Inovação e 7º no Ranking Connected Smart Cities Geral.