Painéis solares podem gerar energia à noite

Painéis solares podem gerar energia a noite

O Sol durante o dia tem vários papéis fundamentais para o meio ambiente, um deles é gerar energia. Foi descoberto recentemente que painéis solares são capazes de gerar energia durante à noite.

Engenheiros da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, depois de alguns estudos, descobriram mais uma utilidade dos painéis solares. Acontece que de madrugada o ar é mais frio, e a diferença de temperatura que ocorre entre o dia e a noite pode ser explorada para gerar energia com a ajuda de uma célula fotovoltaica.

Quer saber como isso acontece? Continue a leitura do texto a seguir.

Produção de energia durante à noite

Explicando de uma maneira mais fácil, a energia solar é gerada quando ela é irradiada para um painel solar que está relativamente mais frio. Então, as células solares, que são compostas por camadas de um material semicondutor, geralmente é o silício que forma esse componente, que acabam gerando um fluxo de eletricidade e produzindo energia durante o período de temperatura mais branda.

O painel pode gerar eletricidade mesmo quando não há luz solar, o que faz dele uma fonte de energia mais confiável do que outras. Além disso, é feito de um material bem eficiente do que os painéis solares utilizados no momento atual, ele também é mais fino. Essas diferenças acabam trazendo uma utilidade maior para ele, já que se trata de um tipo de painel utilizado em várias aplicações.

A maior diferença desse painel solar criado em Stanford, é que nele contém um dispositivo que incorpora um gerador termelétrico com capacidade de filtrar energia elétrica a partir da diferença de temperatura entre o meio ambiente e a célula fotovoltaica do painel.

Como é utilizada essa energia?

A energia solar produzida durante a noite pelos painéis solares não é abundante, mas se torna suficiente para carregar um telefone celular ou uma luz de LED. De imediato, parece ser uma quantidade bem baixa, mas, como os engenheiros de Stanford informaram em sua pesquisa, em áreas remotas os painéis podem ser muito úteis, pois, fornecem uma fonte renovável de eletricidade fora da rede de distribuição tradicional. O que é incrível, já que até então, essa capacidade era desconhecida de todo mundo.

Uma outra vantagem desses painéis é que eles acabam com a necessidade de armazenamento de energia em baterias nos locais que sejam fora da área de rede elétrica. Algo que tem um custo elevado com o descarte desse material.

Planos para um futuro próximo?

Os cientistas informaram em entrevista à revista New Scientist, que não teremos grandes dificuldades para escalar o sistema em um produto comercial, mas que ainda precisam ser melhoradas algumas coisas nos painéis, já que a descoberta é recente.

Para mais informações sobre essa descoberta, o artigo “Nighttime electric power generation at a density of 50 mW/m2 via radiative cooling of a photovoltaic cell”, foi publicado na revista “Applied Physics Letters” no dia 5 de abril de 2022.

 

Gostou do conteúdo? Leia também: Estufa gigante é inaugurada na Bélgica