Projetado pelo escritório de arquitetura NBBJ, o PenPlace terá cerca de 195.100 m². Localizado em Arlington, Virgínia, o HQ2 incluirá dois novos edifícios de escritórios de baixo consumo de energia com espaço comunitário e varejo de bairro. A intenção principal é criar uma força de trabalho e uma comunidade mais saudável.
A empresa iniciou a construção de sua primeira torre HQ2, conhecida como local do Parque Metropolitano, esse nome é devido à sua proximidade com um parque público homônimo. A construção se iniciou no começo de 2020 após obter a aprovação para o projeto em dezembro de 2019.
A Amazon declarou, em uma recente postagem de blog, que está “dobrando para baixo” a importância de se promover uma comunidade aberta e convidativa, criando oportunidades para os moradores da região. Os planos da empresa incluem promover uma paisagem natural urbana e criar um ambiente totalmente sustentável.
“A beleza natural de uma dupla hélice pode ser vista em todo o nosso mundo, desde a geometria de nosso próprio DNA até a forma elementar de galáxias, padrões climáticos, pinhas e conchas”
Compromisso com o meio ambiente
Foi um projeto pensando em um espaço de trabalho para os funcionários que prioriza áreas de colaboração, luz natural e uma interação constante com a natureza. Além de promover bem-estar e exercícios físicos, agência (a capacidade dos funcionários de escolher quando, como e onde trabalhar) e uma forte conexão com a comunidade local.
A ideia de um “campus” é o principal mote da construção, onde a empresa acredita que a interação entre pessoas não deve ser desconsiderada, além da sustentabilidade, e também visa promover no ambiente uma ideia de comunidade.
Os edifícios são projetados de acordo com o padrão sustentável LEED Platinum emitido pelo US Green Building Council. O projeto também inclui um sistema de aquecimento e resfriamento totalmente elétrico, ele funcionará com 100 por cento de energia renovável de uma fazenda solar localizada no Condado de Pittsylvania, no sul da Virgínia, adquirida com o Condado de Arlington.
Tudo isso será alinhado com o compromisso que a Amazon prega de ser carbono zero até o ano de 2040, onde compartilha também com a cidade Arlington de serem líders na luta contra as recorrentes mudanças climáticas.
A nova sede da Amazon – O Hélix
O conceito do Hélix é semelhante à sede da Amazon em Seattle, The Spheres, inspirada pela biofilia que é o desejo humano de estar conectado com a natureza. Essa é a principal ideia da construção.
“A beleza natural de uma dupla hélice pode ser vista em todo o nosso mundo, desde a geometria de nosso próprio DNA até a forma elementar de galáxias, padrões climáticos, pinhas e conchas”, relata a Amazon.
A nova sede da Amazon oferecerá uma variedade de ambientes de trabalhos alternativos para colaboradores da empresa, em meio a jardins exuberantes e árvores florescentes nativas da região, além de um programa para artistas locais em colaboração com os funcionários, visando promover arte em comunhão.
A esperança é que após a pandemia do COVID-19, esse conceito de comunidade em relação aos locais físicos de trabalho, não se esvazie e que a Amazon possa promover mais ambientes sustentáveis e comunitários em seus novos projetos.