A escassez da água é um problema enfrentado por países de todo o mundo. Os motivos são o desenvolvimento desordenado das cidades, a poluição dos recursos hídricos, bem como o crescimento populacional e industrial, entre outros. Esses fatores aumento a demanda por água, provocando o esgotamento desse recurso. Uma alternativa para evitar o gasto excessivo desse líquido tão valioso é o aproveitamento de água da chuva.
Continue a leitura deste artigo para entender um pouco mais sobre o assunto.
Captação da água da chuva
Uma maneira eficiente de aproveitar a água das chuvas é através de reservatórios, que acumulam grande quantidade de água e permite a utilização em maior escala. Esse método já é usado em diversas partes do mundo, tanto em residências quanto em associações. Vale ressaltar que, para ser usado para consumo humano, a água de reservatórios precisa passar por tratamentos. No entanto, esse procedimento só é recomendado em situações extremas.
Como usar a água das chuvas?
A água das chuvas pode ser reaproveitada de várias maneiras, como para a rega de plantas. Para isso, o ideal é deixar baldes para coletar a água e irrigar como plantas nos períodos da manhã e noite. Estes horários evitam a perda excessiva de água por evaporação e, assim, há um melhor aproveitamento da água pela planta.
Além disso, a água pluvial pode ser utilizada para a lavagem de calçadas, carros, entre outros. Também pode ser usado para lavagem de vasos sanitários. Ao utilizar água potável para esses fins, muita água de qualidade é desperdiçada.
Nas cidades, a água pluvial pode ser aproveitada em irrigação paisagísticas em parques, campus universitários, gramados, entre outros; combate ao fogo; lavagem de ruas; construções etc.
Aproveitar a água das chuvas promove economia de grande quantidade de água tratada. Ou seja, é uma ótima maneira de contribuir para a diminuição dos impactos da crise hídrica ao redor do mundo. Além disso, auxilia na diminuição das enchentes nas cidades, visto que é captado e não acumula sobre o solo impermeável dos grandes centros urbanos.
Leia também: Fontes de energia sustentável
Continue acompanhando o nosso blog e fique sempre atualizado sobre meio ambiente e sustentabilidade.