Os impactos negativos ocasionados pelas formas tradicionais de geração de energia estão sendo discutidos frequentemente. Dessa forma, a busca constante por fontes de energia que sejam menos agressivas se tornou maior. Nesse sentido, surge o conceito de energia sustentável, que consiste naquela obtida a partir de recursos naturais renováveis e não poluentes ao meio ambiente. Saiba mais a seguir.
Os principais tipos
- Solar
O Sol é uma das fontes de energia sustentável mais comuns. Através de painéis com tecnologia específica, a luz é captada e convertida em energia térmica ou elétrica. Apesar de ter um enorme potencial, a energia solar ainda é pouco utilizada no Brasil.
- Eólica
A energia eólica é obtida pela força dos ventos, captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. Como todo projeto de energia elétrica, um projeto eólico deve levar em consideração alguns impactos socioambientais. Neste caso, os impactos referem-se ao uso da terra para a instalação do parque eólico, impacto visual, emissão de ruídos e colisão de aves. Contudo, estes agravantes podem ser atenuados. Assim, a energia eólica é uma das formas de geração de energia elétrica que menos impactam o meio ambiente.
- Geotérmica
A energia geotérmica consiste no aproveitamento do calor proveniente do interior do planeta. Dependendo da região, por meio de escavações não tão profundas, é possível aproveitar as altas temperaturas emitidas pela Terra, que aquecem a água, movimentam as turbinas e geram a energia. No Brasil, o uso dessa fonte ainda é incipiente.
- Maremotriz
Menos conhecida, a energia maremotriz capta o movimento das águas do mar e o converte em eletricidade com o auxílio de barragens e turbinas.
A importância da energia sustentável
Devemos considerar a importância da relação entre energia e sustentabilidade. Sendo assim, o uso de fontes renováveis é fundamental para que as gerações futuras não sejam afetadas, uma vez que os recursos são inesgotáveis e estão disponíveis de forma gratuita.
A sustentabilidade também possui um papel importante em questões sociais, econômicas e ambientais. Nesse sentido, além de contribuírem para a diminuição dos impactos ao meio ambiente, as fontes de energia renováveis também auxiliam na economia das contas de luz em até 95%. Isso favorece o acesso à energia elétrica em localidades de baixa renda.
Além disso, tanto o espaço urbano quanto o espaço rural estão em constante crescimento, o que causa maior utilização de energia convencional. Isso aumenta cada vez mais os impactos ao meio ambiente, como desmatamento, emissão de gases poluentes e aquecimento global.
Assim, utilizar tipos de energia limpa significa contribuir para que, a longo prazo, os níveis de poluição diminuam. Isso fará com que as paisagens naturais não sejam modificadas, além de manter a estabilidade de fatores climáticos, que são importantes para a geração de energia fotovoltaica, por exemplo.
Conheça também o conceito de Smart Grid.
Continue acompanhando o nosso blog e fique sempre atualizado sobre sustentabilidade.