O estúdio de arquitetura Snøhetta divulgou fotos mostrando como seu restaurante subaquático, Under, ficou coberto de vida marinha desde que foi concluído na Noruega há três anos.
Localizada na remota área de Lindesnes, a estrutura de 495 metros quadrados está submersa em uma costa escarpada e agora funciona como um recife artificial.
O estúdio norueguês projetou Under como um tubo de concreto que se assemelha a um periscópio afundado. O concreto ficou exposto externamente, formando um acabamento áspero no qual algas e moluscos podem se prender. De acordo com Snøhetta, agora foi “abraçada pela natureza” como pretendido após a conclusão em 2019.
“Agora, estamos todos empolgados em ver todas as integrações planejadas ganhando vida, pois a natureza abraçou e habitou totalmente o edifício”.
Under foi o primeiro restaurante subaquático da Europa e o “maior do mundo”. Suas paredes, levemente curvas e com meio metro de espessura, foram projetadas para garantir resistência às ondas e à pressão da água.
Para além de proporcionar uma experiência gastronómica única aos visitantes, espera-se que o edifício atraia a vida marinha, potenciando a biodiversidade da zona e fornecendo comida fresca para o chef. Também oferece aos biólogos marinhos um espaço único para estudar a vida marinha sem perturbá-la e incentiva os visitantes a aprender sobre a vida subaquática observando-a de perto.
De acordo com o estúdio, o local é muito biodiverso, pois está situado onde o Mar Báltico encontra o Oceano Atlântico. As algas e moluscos que agora se agarram à superfície do restaurante formam um recife artificial de mexilhões que purificará a água e atrairá naturalmente mais criaturas marinhas. No interior, a vida marinha é emoldurada por uma janela gigante de acrílico, que mede 11 por três metros e é visível de cada nível dentro do edifício. Para permitir que os visitantes observem esta vida marinha através da janela à noite, Snøhetta trabalhou com o estúdio de design Light Bureau para criar o fundo do mar e a iluminação interior suaves.
Desde a conclusão do restaurante subaquático, o estúdio também adicionou uma série de estruturas ao fundo do mar ao redor, como rochas, que devem fornecer um “terreno ainda melhor de reprodução” para organismos. Logo após a abertura, a Snøhetta divulgou um vídeo de seu processo de construção que envolveu inundar a concha estrutural para fazê-la afundar no fundo do oceano cinco metros abaixo. Snøhetta é um estúdio de arquitetura e design fundado pelos arquitetos Craig Dykers e Kjetil Trædal Thorsen em 1989.
Under é a primeira incursão do estúdio na arquitetura subaquática, mas a empresa projetou vários edifícios à beira-mar, como a Ópera de Oslo e um hotel no arquipélago de Lofoten.
Fotografias de Timon Koch.