Vários aeroportos pelo mundo têm adotado soluções e inovações de smart cities. Eles geram receita e crescem como qualquer outro negócio. Esses espaços conectados ao país são conhecidos por atender confortavelmente milhares de pessoas todos os dias, podendo usar seus espaços de uma determinada maneira e estimular o desenvolvimento de formas inovadoras e sustentáveis.
De acordo com publicações recentes, essa visão aproxima os aeroportos do conceito de smart cities devido às semelhanças nos serviços e soluções oferecidos. Alguns até definiram o chamado “urbanismo aeroportuário”, uma abordagem que aplica esses conceitos ao impacto das cidades próximas aos aeroportos, que são vistas como importantes destinos e motores econômicos para as regiões metropolitanas.
Nos EUA, o Aeroporto Internacional de San Diego lançou programas para reduzir o efeito estufa, equilibrar as emissões de carbono e compactar restos de alimentos destinados a aterros sanitários. Uma dessas iniciativas se concentra no transporte de e para o aeroporto: novas parcerias e iniciativas de marketing foram desenvolvidas para incentivar viagens de compartilhamento de carona – que resultaram em uma redução de 30% nas emissões.
O Aeroporto de Munique da Alemanha fez parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para desenvolver um “Sensing City Lab” baseado no conceito de cidade inteligente. O objetivo é criar um ambiente de trabalho colaborativo para empresas e organizações criarem produtos e serviços de cidades inteligentes e testá-los em instalações e infraestrutura de terminais aeroportuários.
Por outro lado, vale lembrar que a tecnologia de reconhecimento facial por vídeo já implementada na maioria dos aeroportos hoje deve seguir os protocolos de segurança e proteção de dados legislados em cada país. Assim como a coleta, armazenamento e interpretação desses dados diários.
As soluções atuais tornam anônimas automaticamente as informações coletadas por meio de privacidade, transparência e máscaras 3D. Essas garantias mantêm as informações pessoais confidenciais.
Innovation Lab Zurich Airport Brazil
Em julho de 2021, o Aeroporto de Florianópolis (SC) inaugurou o Innovation Lab Zurich Airport Brazil. Dedicado à criação de experimentos, o espaço é aberto a parceiros públicos e privados e está localizado nos escritórios abertos do Aeroporto de Floripa. Este é o primeiro do gênero em um aeroporto brasileiro.
A aplicação de soluções de smart cities em aeroportos é generalizada e promissora. Veremos uma quantidade cada vez maior de investimentos e pesquisas nesses espaços, que são verdadeiros nichos que reúnem pessoas e culturas de todo o mundo.