Você já deve ter ouvido falar dos bairros planejados e das diversas vantagens de viver em ambientes como estes. Porém, surgiu um novo conceito que abrange: sustentabilidade ecológica, social, coletiva e individual, chamado de distrito sustentável.
Características de um distrito sustentável
As principais características desse projeto é a promoção da conservação ambiental, melhor uso dos recursos naturais e de ações para conscientizar os moradores e a população do entorno a respeito da importância da sustentabilidade e como incorporar inciativas sustentáveis na vida cotidiana, dentro e fora de casa.
Outra característica importante, além da promoção da conservação ambiental e do uso eficiente dos recursos naturais, é a promoção da eficiência energética e do uso de fontes de energia renováveis. Para isso, podem ser adotadas medidas como a instalação de painéis solares, a implantação de sistemas de aquecimento e iluminação eficientes e a incentivos para veículos elétricos. Ademais, é crucial considerar a gestão de resíduos, com programas de reciclagem e compostagem, a fim de reduzir o impacto ambiental.
Um projeto como esse é desenvolvido e gerenciado de maneira a equilibrar as necessidades econômicas, ambientais e sociais de sua população. Isso inclui medidas para promover a conservação ambiental, o uso eficiente dos recursos naturais e ações para conscientizar os moradores sobre a importância da sustentabilidade e como incorporá-la na vida cotidiana.
Além disso, as evidências de que a convivência em equilíbrio com os ecossistemas naturais, no meio urbano, com o acesso a áreas verdes favoráveis às experiências voltadas ao bem estar, soma para uma boa saúde mental das pessoas e eleva a qualidade de vida das famílias. Pensar na implantação urbana e estruturar equipamentos como facilitadores dos propósitos sustentáveis e responsabilidade social, é o objetivo do distrito sustentável.
Quer saber mais? Leia: Lago Montenegro: conheça o primeiro distrito sustentável do Brasil