O Kuwait apresentou o projeto da XZero City, um empreendimento de 1.600 hectares que contará unidades residenciais, comércio e infraestrutura para 100 mil moradores. Desenvolvido pela URB, este ambicioso projeto visa promover um alto padrão de vida sustentável com um impacto mínimo no meio ambiente.
O plano diretor da cidade inteligente visa otimizar a densidade e a distribuição de amenidades para criar uma cidade caminhável, otimizando a proporção de espaço verde. Isso ajudará a mitigar os efeitos do aumento das temperaturas urbanas.
Sistemas de transporte verdes e ciclovias manterão a cidade livre de carros, exceto nos anéis viários que permitem tráfego limitado de veículos. A cidade também promove uma economia circular, que visa proporcionar aos moradores segurança alimentar e energética.
A abordagem holística aborda os três principais pilares da sustentabilidade: condições sociais, econômicas e ambientais. Decisões de projeto como orientação, densidade e forma foram consideradas desde o início para reduzir os requisitos de energia com um investimento financeiro relativamente baixo. O projeto foi otimizado usando uma variedade de ferramentas digitais, como modelagem de energia e análise de microclima.
XZero City, a cidade inteligente e autossuficiente
A paisagem urbana integra as áreas naturais projetadas para fornecer uma variedade de habitats para a vida selvagem, captação de água da chuva e proteção contra enchentes. Ao integrar ambientes díspares, as cidades se tornam resilientes e capazes de manter seus níveis de qualidade de vida diante de choques ambientais e estresse. Uma estratégia de transporte integrada depende do uso limitado de veículos, ajudando assim a criar um ambiente urbano saudável para seus moradores.
XZero pretende ser uma cidade produtiva que incorpora uma variedade de métodos agrícolas, como hortas comunitárias, biodomos, aquaponia, fazendas verticais e cultivo de bio-sal. Além de criar fontes de alimentos acessíveis, a agricultura urbana também tem sido promovida como uma ferramenta de engajamento social e educação.
A cidade também incluirá a primeira fazenda escalável de alimentos, energia, água e resíduos chamada FEW+W Nexus Farm. Para atingir seus objetivos de desenvolvimento sustentável, a cidade integra as TIC em sua infraestrutura física e inteligente.
Ao nível do edifício, os sensores desempenham um papel fundamental. A iluminação interna e a temperatura podem ser ajustadas automaticamente de acordo com vários parâmetros. Isso inclui a ocupação do quarto, hora do dia ou clima e condições de luz externa. O objetivo de todos os sistemas é reduzir o consumo sem reduzir os padrões de vida.
O conceito de cidade inteligente
O conceito de “cidade inteligente” é uma abordagem adotada por muitos urbanistas para lidar com a complexidade do ambiente urbano e a necessidade de criar soluções mais sustentáveis e cidades habitáveis. A ideia muitas vezes se baseia na integração de várias tecnologias para atingir esses objetivos.
Embora gozando de alguma popularidade, a ideia foi recentemente analisada devido a preocupações com a falta de privacidade e uma infraestrutura rígida com pouco espaço para adaptação. Um exemplo contrário recente é Toronto, que está se afastando da onda de cidades inteligentes e repensando sua abordagem para criar comunidades sustentáveis e habitáveis.