O estúdio de arquitetura ARCity Office usou aço preto e vidro para transformar a estrutura de concreto de uma antiga usina elétrica em um centro comunitário em Shenzhen, China.
Finalista na categoria de construção cívica do Dezeen Awards 2022, o Shajing Village Hall visa renovar o propósito dos tradicionais salões ancestrais da área, muitos dos quais sofreram negligência e declínio no uso.
De usina a centro comunitário
A antiga Usina Diesel Gangtou data da década de 1980 e sua reconstrução faz parte de um plano mestre mais amplo liderado pelo estúdio paisagístico e-Landscript para transformar o local industrial em um espaço público.
Procurando “trazer toda a beleza da ruína”, o ARCity Office deixou os restos de concreto da usina como encontrados, usando sua casca estrutural para suportar uma série de novos volumes de aço e vidro informados pelos espaços encontrados nos tradicionais salões ancestrais.
Na frente do Shajing Village Hall há uma grande tela de metal perfurado que serve como uma parede de sombra – uma característica da arquitetura tradicional chinesa que é usada para proteger uma entrada. Dentro dele há um recorte circular que evoca os portões da lua frequentemente encontrados nos jardins chineses.
No centro da antiga planta está um hall central de pé-direito triplo, que ocupa a maior parte da área do edifício. Revestido por uma parede envidraçada a sul, domina a paisagem e oferece vistas do exterior.
Em cada extremidade do salão principal, dois “jardins em ruínas” ocupam áreas abertas da estrutura de concreto que foram reforçadas com novas ferragens e terminadas com paredes feitas de tijolo e pedra recuperada do local.
O ARCity Office adicionou uma série de volumes e escadas salientes ao redor do perímetro do edifício para criar um “passeio 3D”. Estes levam para cima e através do salão central, onde dois níveis de varandas oferecem vistas das performances abaixo.
Uma piscina rasa de água cerca o Shajing Village Hall, separando-o de um terraço pavimentado em torno de sua borda que permite que as atividades se espalhem do lado de fora.