A montadora japonesa Toyota está construindo uma cidade inteligente no Japão. A Woven City, como foi batizada, possui uma área de aproximadamente 70,82 hectares. A comunidade do local será totalmente autônoma. Serão aproximadamente 2 mil habitantes convidados pela Toyota para testar novas tecnologias, como direção automatizada, inteligência artificial (IA) e robótica. A smart city será construída em uma região próxima ao monte Fuji, no lugar da antiga fábrica de automóveis Higashi-Fuji, que encerrou suas operações em dezembro de 2020.
O projeto da Woven City é assinado pelo escritório BIG, do dinamarquês Bjarke Ingels. A cidade, que teve as obras iniciadas em em fevereiro de 2021, será a primeira “cidade incubadora do mundo”. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento tecnológico voltado para a mobilidade e sustentabilidade.
Toyota deseja avaliar de que forma a IA funciona no mundo real
O projeto propõe uma cidade conectada, onde todas as pessoas, edifícios e veículos possam se comunicar através de dados em tempo real e sensores incorporados. Esse ecossistema totalmente interligado permitirá que a Toyota avalie de que forma a tecnologia de IA opera no mundo real, com riscos mínimos. A conectividade da região será alimentada por fontes de energia limpa, como energia solar, energia geotérmica e células de combustível de hidrogênio.
A smart city terá três tipos de ruas interligadas entre si: uma somente para pedestres, uma dedicada a pessoas com veículos de mobilidade pessoal e outra para direção automatizada. O deslocamento dos moradores da Woven City será feito por veículos autônomos com emissões zero. Certamente, a Toyota utilizará os e-pallet, projetados para transportar atletas e trabalhadores das Olimpíadas de Tóquio.
Para a utilização destes modelos de automóveis, é necessário que as cidades estejam totalmente conectadas, permitindo direcionar grandes quantidades de informações. Com câmeras e sensores espalhados pelas estradas, semáforos e edifícios podem enviar dados para os carros, que incluem desde informações climáticas até comportamentos de ciclistas. Os veículos processam essas informações e utilizam para navegar com segurança pela cidade. Por enquanto, as metrópoles atuais não são configuradas desta maneira.
Agora você conhece mais sobra a Woven City, cidade inteligente no Japão.
Continue acompanhando o nosso blog e fique sempre atualizado sobre cidade inteligente.