Fortaleza ficou em primeiro lugar no país no eixo tecnologia e inovação e quarto em empreendedorismo no ranking Connected Smart Cities 2022 divulgado em São Paulo nesta terça-feira (04/10). Este ano, o ranking geral da capital também subiu cinco posições, de 22º em 2021 para 17º neste ano, e permanece em 2º no Nordeste, atrás de Salvador.
Líder em Tecnologia e Inovação
Victor Macêdo, vice-presidente da Fundação Citinova para Ciência, Tecnologia e Inovação, em nome do prefeito José Sarto, destacou as iniciativas inovadoras da cidade na solenidade. “A prefeitura trabalha constantemente para implementar políticas que promovam o empreendedorismo e a inovação, como a criação do Laboratório de Inovação Fortaleza (Labifor/Citinova), o Programa Jovem Digital e o Re-ciclo, entre outros projetos”.
“Este prêmio nos inspira a continuar esse trabalho e, ao mesmo tempo, é nossa responsabilidade continuar avançando e traduzir esse progresso em benefícios para a população”, ressaltou o prefeito José Sarto.
Nesta edição, os vencedores por eixo foram: Fortaleza-CE (Tecnologia e Inovação); São Paulo-SP (Mobilidade e Acessibilidade; Economia); Santos-SP (Urbanismo); Balneário Camboriú-SC (Meio Ambiente; Governança); Curitiba-PR (Empreendedorismo); Belo Horizonte-MG (Saúde); São Caetano do Sul-SP (Educação; Segurança).
Ranking Connected Smart Cities
O Ranking de Cidades Inteligentes Conectadas de 2022 é um estudo compilado pela Urban Systems em parceria com a Necta que mapeia todas as 680 cidades com mais de 50.000 habitantes. O objetivo é identificar as cidades mais promissoras do Brasil. A edição 2022 do estudo conta com 75 indicadores que demonstram serviços inteligentes nas cidades.
“Há oito anos, a Plataforma Connected Smart Cities tem um papel fundamental na busca por inovação de empresas, entidades e governos. Nosso objetivo é colaborar no processo de tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas”, CEO e Connected da Necta Paula Faria, criadora de cidades inteligentes e mobilidade, comentou.
Os resultados são apresentados em quatro dimensões: posição geral, eixo temático, região e grupo populacional. O estudo é composto por indicadores como mobilidade, urbanização, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia. No eixo tecnologia e inovação destacado por Fortaleza, o estudo avalia elementos da infraestrutura pública, como semáforos e iluminação inteligente, ações de fomento à tecnologia, como número de incubadoras e profissionais atuantes na área, para melhoria da população, como como o Bilhete Único no transporte público, e ainda atender os cidadãos eletronicamente.