A biodiversidade é um tema bastante discutido em todos os meios de produção. A arquitetura e o desenho urbano têm um papel desafiador quando se fala em preservação do meio ambiente. Além de discutir o tema, os dois devem colocá-lo em prática da melhor maneira possível.
As cidades possuem também um papel importante quando se fala em biodiversidade, o crescimento das áreas urbanas e o aumento da extinção de espécies preocupam demais os órgãos competentes. A Biodiversidade é ligada diretamente à variedade das espécies e suas variações genéticas, além dos habitats em que eles sobrevivem.
Mais da metade da população vive em áreas urbanas e, além disso, existe uma expectativa que haja um aumento desses habitantes de 68% até 2050. Uma grande parte das áreas de terras e habitats naturais estão sendo destruídos pela expansão urbana em regiões do Brasil, África Ocidental e no sudeste asiático. Atualmente, estudos dão como certo o papel importante das cidades para a conservação da biodiversidade, já que elas têm total possibilidade de abrigar uma grande variedade de plantas e animais e, assim, contribuir para um bioma mais rico.
Planejadores urbanos e arquitetos estão cada vez mais tomando consciência de como a natureza nas cidades impacta o bem-estar e a importância de um crescimento urbano sustentável que valorize o meio natural e o que ele pode oferecer. Os serviços ecossistêmicos são constituídos pelo conjunto de benefícios que o meio ambiente fornece aos seres humanos, como ar puro, polinização, saúde e a mitigação de eventos climáticos extremos, além disso, são essenciais na relação entre cidades e biodiversidade. A vida dos seres humanos está cada vez mais atrelada a esses serviços, que por sua vez, são consequências da biodiversidade.
Como a arquitetura pode contribuir com a biodiversidade?
A arquitetura pode contribuir para a biodiversidade quando um projeto é realizado de forma ecologicamente consciente. Tudo deve ser planejado com atenção e cuidado, observando de imediato a área em que será ocupada a obra, verificando de imediato a fauna e a flora. O profissional deve desenvolver projetos de construção em que se tenha total respeito pela legislação ambiental e dialogar com o empreendedor sobre a importância de que sejam obedecidas essas regras, respeitando o meio ambiente e os habitantes do local.
Deve-se agir de acordo com os princípios básicos da Educação Ambiental para alertar o empreendedor e, acima de tudo, colocar em prática o respeito ambiental.
A importância das cidades neste processo de preservação da biodiversidade tem se mostrado cada vez mais necessária e precisa de várias vias de gestão, como órgãos ambientais, os profissionais e os empreendedores engajados.
Gostou?! Leia também: Shopping em São Paulo inova tendo um ecotelhado com compostagem