Aeronaves movidas a hidrogênio líquido

Mundo Inteligente - Voo Zero Carbono

O governo do Reino Unido apresentou um novo conceito de aeronaves movidas a hidrogênio líquido. Esse modelo de transporte aéreo pode facilitar o desenvolvimento de voos com zero emissões de carbono no futuro. O projeto foi divulgado pelo Instituto de Tecnologia Aeroespacial (ATI) antes do quarto encontro do Jet Zero Council, uma parceria entre governo e indústria. O objetivo desse conselho é oferecer voos transatlânticos com emissão zero.

Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.

 

Voos zero carbono e sem escalas

Coordenado pela ATI, o projeto Fly Zero desenvolveu uma aeronave de médio porte, capaz de transportar cerca de 279 passageiros sem realizar escalas. Além disso, o avião também possibilita viagens para qualquer lugar do mundo com apenas uma parada para reabastecimento.

Isso significa que um voo zero carbono e sem escalas poderia ser realizado de Londres a São Francisco. Da mesma forma, os passageiros poderiam voar de Londres a Auckland, na Nova Zelândia, com apenas uma parada. Os trajetos aconteceriam com a mesma velocidade e conforto das aeronaves atuais.

“A pesquisa pioneira do Aerospace Technology Institute destaca o potencial do hidrogênio na realização da conectividade global de carbono zero”, declarou Emma Gilthorpe, CEO do Jet Zero Council.

“Esta tecnologia verde inovadora parece destinada a desempenhar um papel crítico na descarbonização do voo e, por meio do trabalho do Jet Zero Council, o setor de aviação do Reino Unido está explorando todos os caminhos para garantir que protejamos os benefícios de voar para as gerações futuras, enquanto corta o custo do carbono”, completou.

Para Chris Gear, diretor do projeto FlyZero, “a aeronave apresenta uma visão verdadeiramente revolucionária para o futuro das viagens aéreas globais”, tendo em vista o foco no combate às mudanças climáticas. Ele acrescenta que o projeto manterá famílias, empresas e nações conectadas sem a emissão de carbono.

“Este novo amanhecer para a aviação traz consigo oportunidades reais para o setor aeroespacial do Reino Unido para garantir participação de mercado, empregos altamente qualificados e investimento interno, ajudando a cumprir os compromissos do Reino Unido para combater as mudanças climáticas.”, disse Chris Gear.

Mundo Inteligente - Voo Zero Carbono

Aeronaves movidas a hidrogênio líquido – Combustível sustentável

Além da aeronave, outros métodos buscam proporcionar mais sustentabilidade. O combustível de aviação sustentável é mais uma tecnologia com potencial para tornar o transporte aéreo mais ecológico. Trata-se de um combustível com baixo teor de carbono, produzido a partir de resíduos.

No início do ano passado, o governo do Reino Unido lançou o concurso Green Fuel, Green Skies (GFGS), onde um projeto que desenvolve combustível de aviação a partir de lixo ficou entre os selecionados. Ao todo, foram escolhidos oito projetos, que dividiram a quantia de £ 15 milhões para investimentos.

Durante a conferência climática Cop26, que aconteceu em Glasgow, 24 países, incluindo o Reino Unido, se comprometeram em desenvolver projetos para uma aviação zero carbono. Agora, essas nações fazem parte da Coalizão Internacional da Ambição da Aviação Climática (International Aviation Climate Ambition Coalition).

Gostou desse conteúdo? Então, continue acompanhando o nosso blog e fique sempre atualizado sobre tecnologia e sustentabilidade.