Transporte guiado por trilhos digitais

Trilhos Digitais - Mundo Inteligente

O avanço tecnológico chegou ao transporte público, através de soluções digitais que transformaram os meios de mobilidade tradicionais, deixando-os modernos e mais eficientes. Neste texto, você vai conhecer um veículo guiado por trilhos digitais. Este modelo foi implantado na China e revolucionou o transporte público da cidade. Continue a leitura e saiba mais.

Trânsito rápido em trilhos digitais

A cidade de Zhuzhou, na província chinesa de Hunan, inaugurou o “ônibus inteligente”, desenvolvido pela empresa ferroviária da China – CRRC. Ele combina a facilidade econômica dos sistemas de ônibus com a modularidade dos trens do metrô, bem como a conveniência e a segurança dos veículos autônomos.

O veículo conhecido como Trânsito Rápido de Trilhos Autônomos (Autonomous Rail Rapid Transit – ART) segue um caminho pré-definido, guiado por trilhos virtuais – pontos brancos no asfalto que são captados pelos sensores instalados no trem. A ART é uma excelente opção para pequenas e médias cidades que não dispõe de muitos recursos para investir em um sistema de metrô.

O ART é praticamente uma mistura de trem comum com ônibus, uma vez que anda na rua sem trilhos reais, mas tem a possibilidade de adicionar vagões, ampliando a capacidade de transporte de passageiros. O veículo que tem cerca de 30 metros de comprimento, é equipado com diversos sensores que o faz seguir as faixas pintadas nas ruas e planejar sua própria rota. Desta forma, ele não necessita de um motorista humano para conduzi-lo. Na fase inicial do projeto, o veículo é conduzido por um motorista, até que o sistema esteja 100% confiável para uma condução autônoma.

A capacidade do veículo contempla até 307 passageiros em 3 vagões, ou mais de 500 com 5 vagões, e atinge a velocidade máxima de 70 km/h. Por ser um veículo elétrico, a cada parada de 10 minutos o trem recebe energia para mais 25 km de percurso, após 10 minutos de carga.

Benefícios deste meio de transporte

Em termos econômicos, o projeto do ART promete aumentar a oferta de transporte público de alta velocidade e, ao mesmo tempo, minimizar custos de implantação. Afinal, não são necessárias grandes obras de intervenções urbanas, como no caso de implantações de Metrôs, Trens e VLT’s.

Além disso, o investimento em trilhos digitais e ônibus inteligentes acarreta em ganhos ambientais para qualquer país. Isso porque os novos trens são alimentados por um conjunto de baterias recarregáveis, consequentemente, são menos poluentes ao meio ambiente.

Agora você conhece o transporte guiado por trilhos digitais.

Vamos torcer para essa tecnologia chegar em todo o mundo e facilitar a vida de milhares de pessoas, além de contribuir positivamente para o meio ambiente.

Continue acompanhando o nosso blog.