A montadora americana Buick, marca de luxo da GM, está preparando uma grande reformulação para seus projetos de design e tabela de preços. Seu intuito é tornar-se uma marca exclusivamente elétrica. Por conseguinte, a montadora anunciou que almeja, até o ano 2030, vender apenas carros elétricos no mercado americano.
A reconfiguração da empresa iniciará com um crossover elétrico em 2024 que, segundo a Buick, disponibilizará novos designs e comodidades de luxo por um preço abaixo da faixa dos Cadillacs elétricos.
Com a reformulação da marca, a Buick busca atrair novos clientes por meio de um desconto no preço, porém sem perder a aparência de “premium”. Ademais, no mercado americano grande parte dos modelos híbridos plug-in estão custando acima do preço médio de R$ 216 mil.
“É exatamente o que não existe no mercado: um SUV de luxo acessível. Você pode ter um lindo veículo elétrico que não é caro”, explica Rob Peterson, diretor de marketing da marca, em comunicado à imprensa.
Nesta nova etapa, os carros da Buick trarão o nome “ELECTRA”, homenageando um antigo modelo da montadora, e tentarão reaver a boa reputação da marca nos EUA, onde ela atualmente é vista como “marca de velho”. Em 2021 as vendas da Buick foram bem nos EUA, mas seu principal alvo ainda é a China, onde comercializa mais de 800 mil veículos. A Buick pretende comercializar apenas parte do portfólio elétrico na China. A marca planeja vender os elétricos Velite 6 e 7 na China, além de introduzir cinco novos EVs até 2025.
O modelo Wildcat traduz a nova filosofia de design
Um vislumbre desta nova fase elétrica da Buick é o Wildcat. Embora fazendo menção a um popular full size da década de 1960, o cupê esportivo traz um visual bem diferente do Electra, o SUV futurista lançado dois anos atrás. Ao invés, optou-se por um projeto mais luxuoso e elegante, com dianteira inclinada e linhas laterais mais fluidas. A montadora também já atualiza seu logotipo no novo modelo.
No passado, a Buick já havia utilizado os nomes Wildcat e Electra. Na época, o Wildcat foi lançado como um sedã quatro portas, mas também houve versões do tipo conversível e perua. Para os utilitários Electra, a Buick deve utilizar um novo sistema de força e as células de bateria Ultium, da GM, que já são usadas no Cadillac Lyriq e no Hummer EV.
Por conseguinte, a GM planeja se tornar uma empresa completamente neutra em carbono até 2040, para isso contará com um investimento de US$ 35 bilhões em veículos elétricos e autônomos até 2025.
Então você poderá gostar de ler também: Fabricante produzirá carros elétricos no Brasil