Em tempos de alta no preço dos combustíveis, uma boa notícia: a fábrica nacional da Movi Eletric vai produzir seus primeiros carros elétricos em solo brasileiro. A inauguração da fábrica aconteceu em março de 2022 e já se fala na produção dos automóveis.
A Movi Eletric está localizada no parque industrial de Toledo no estado do Paraná, porém, ela foi gerada em Brasília no ano de 2020. Além disso, possui contrato de produção e comercialização produzidos pela fabricante argentina, Sero Eletric, que já tem uma estrutura de linha de montagem nas terras dos “nossos hermanos”.
Então, quer saber mais sobre como serão os modelos dos carros elétricos brasileiros? Continue a leitura do texto para saber mais!
Carros Elétricos – Modelos e estruturas
Inicialmente, a Movi Eletric anunciou que produzirá três modelos no Brasil. A princípio serão três estilos de minicarros que funcionarão 100% por eletricidade e terão capacidade para dois ocupantes e até 270 kg. Sensacional, não é mesmo?
Um dos modelos produzidos é uma espécie de sedã e os outros dois serão equipados por duas caçambas, essenciais para quem precisa utilizar em algumas cargas. Da mesma forma para cargas maiores, a empresa está desenvolvendo um modelo especial que será equipado com um baú.
Eles são fabricados em carroceria de alumínio de alta resistência e possuem reforços na dianteira e traseira em aço tubular, que garantem mais resistência a alguns impactos.
Usabilidade
Os modelos podem ser recarregados em casa utilizando uma tomada comum de até 220V, com tempo de carga de 5 a 7 horas. Ainda são equipados com motor de 4 kw de potência (5,4 cv), corpo com filme protetor UV para proteção contra raios solares e luzes em LED para auxiliar na economia de energia.
Como são compactos, podem ser estacionados em espaços reduzidos e eles são facilmente aceitos em zonas urbanas com trânsito limitado.
Uma das suas maiores vantagens é, sem dúvidas, o motor elétrico. Então por ser elétrico, necessita de menos manutenção que o motor convencional térmico.
Eles são focados em transporte para pequenos trajetos. Assim, têm velocidade máxima de 50 km/h e autonomia de 45 ou 100 km, dependendo do tipo de bateria escolhida.
Comercialização dos carros elétricos
A Movi informou que a primeira leva de veículos deve ser de até 100 unidades. Além disso, futuramente, o catálogo deverá ser ampliado para além dos modelos argentinos, com projetos de caminhões, ônibus e aviões elétricos.
Quem poderá comprar os veículos nessa primeira leva, serão os órgãos públicos para suas frotas corporativas, incluindo uma gestão inteligente via aplicativo da própria empresa. Por fim, as vendas para pessoa física também deverão acontecer, mas não tiveram seus valores divulgados pela fabricante.