Nós, brasileiros, amamos praias, principalmente aquelas que além de belas, têm água própria para banho e que fortalecem nossa conexão com a natureza. Uma maneira prática de identificar praias brasileiras que se enquadram nesses critérios é buscar pelas praias que conquistaram o selo ecológico Bandeira Azul (blue flag).
No Brasil, são 18 praias certificadas no total, e neste artigo compartilhamos mais informações para que você compreenda como funciona este selo e também te contamos um pouquinho sobre cada uma das praias. Vamos lá?
Quem criou este selo ecológico?
O Bandeira Azul é um selo ecológico internacional que premia praias, marinas e embarcações de turismo que atendam determinados critérios. O objetivo do programa é conectar as pessoas com as áreas que os cercam e encorajá-las a aprender mais sobre o ecossistema local.
Quem criou o Programa Bandeira Azul?
O Programa Bandeira Azul foi criado em 1987 na França por uma organização internacional sem fins lucrativos chamada FEE – Foundation for Environmental Education, que atualmente está presente em 47 países e no Brasil é representada pelo IAR – Instituto Ambientes em Rede.
Quais os critérios considerados para que as praias consigam este selo?
São analisados os seguintes pontos: gestão ambiental, qualidade da água, segurança, serviços, educação ambiental, responsabilidade social e turismo sustentável.
Quais as praias com selo Bandeira Azul no Brasil?
Atualmente 18 praias brasileiras conquistaram o selo Bandeira Azul:
– na Bahia: Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Praia de Guarajuba e Praia de Itacimirim.
– em Santa Catarina: Lagoa do Peri, Praia Grande (Governador Celso Ramos), Praia do Estaleiro, Praia do Estaleirinho, Praia de Piçarras, Praia de Quatro Ilhas, Praia de Mariscal, Praia da Saudade, Praia do Forte, Praia da Conceição e Praia Grande (Penha).
– em São Paulo: Praia do Tombo.
– no Rio de Janeiro: Prainha, Praia do Peró e Praia da Reserva.