8 casas muito diferentes

Casa Parasita

Seja enterrada, sobre finos troncos ou toda de vidro, vemos projetos de casas cada vez mais inovadores e audaciosos. Aqui listamos 8 projetos de casas muito diferentes, que chamam a atenção por sua estrutura incomum ou pelo lugar onde foram construídas. Confira!

Casa na Rocha

1. Casas muito diferentes – Dentro da rocha

Morar dentro de uma rocha, como no tempo dos homens das cavernas, mas com o conforto da vida moderna. É assim que é a casa La Trufa, projetada pelo arquiteto Anton García-Abril, do Ensamble Studio. A princípio, parece ter sido cavado um buraco dentro de uma rocha na Costa da Morte (Espanha). Sendo que na verdade, a estrutura é toda construída pelo homem.

Casa na Rocha - Dormitório

 

 

Casa de Vidro - Fachada

2. Casa toda de vidro

Uma casa implantada em um local deserto, com paredes transparentes, permitindo a entrada da luz, para apreciar a paisagem. Assim, o projeto da residência feita de vidro, desde a sua estrutura e todo o mobiliário (exceto o piso do térreo) é uma ideia concebida por Carlo Santambrogio e Ennio Arosio, dois conceituados arquitetos italianos.

Casa de Vidro

 

 

Casa sobre troncos

3. Casas muito diferentes – Sobre troncos

Localizada em Chino, no Japão, esta casa chama a atenção pela estrutura inusitada. Afinal, como poucos pedaços de madeira podem sustentar a casa? Tudo é uma questão de física e arquitetura, as áreas de estudo preferidas pelo arquiteto japonês Terunobu Fujimori. Assim, dois castanheiros amparam a construção, que se encontra a seis metros acima do solo. Para chegar até a porta, é necessário subir uma escadinha.

 

Casa de Esqui

4. Casa para esquiar

Conhecida por Mountain Hill Cabine, esta casa na Noruega foi planejada para se integrar perfeitamente à natureza. A característica marcante do projeto é a inclinação dos telhados, com exatos 23 graus. Então devido a força do vento, a superfície fica coberta por uma espessa camada de neve, transformando-se em uma verdadeira pista de esqui particular. Por fim, o formato da casa foi pensado para que, ao invés de se chocar contra a estrutura, a neve possa deslizar sobre ela. Projeto do escritório Fantastic Norway.

 

Casa na Árvore

5. Casa em cima da árvore

Ter uma casa na árvore, um simples sonho de criança, tornou-se o objetivo grandioso de um homem norte-americano. De acordo com o jornal USA Today, Horace Burgess, um cidadão de Crossville, no Tennessee, acredita ter ouvido um chamado divino para construir o edifício mais alto do mundo sustentado por árvores. Assim, o projeto teve início em 1993 e, em 2011, contava com dez andares, sendo distribuídos em 29,5 metros de altura. De acordo com o proprietário, a obra ainda não terminou.

 

Casa Parasita

6. Casas muito diferentes – Casa colada entre dois prédios

Já ouviu falar de uma casa parasita? Sim, ela existe e fica localizada em Moscou (Rússia). O projeto, desenvolvido pelo escritório Za Bor Architects, tem traços singulares, tendo sua fachada e janela assimétricas. Então, o que mais impressiona é ver que ela não se sustenta da maneira tradicional, isto é, com fundações no terreno: está apoiada em duas outras construções e parece flutuar.

 

Casa na Caixa D'água - Casas Diferentes

7. Casa dentro da caixa-d’água

O designer Tom Dixon comprou e transformou esta caixa-d’água em sua residência. Localizada em um estacionamento em Londres, a torre tem quase 20 metros de altura e está dividida em 3 níveis. Para ventilação e iluminação, foram 12 aberturas na estrutura para instalação de janelas e o acesso se faz por uma escada de metal. Além disso, apesar de utilizar uma estrutura já existente, a conversão saiu caro: o designer desembolsou 400 mil libras na reforma.

 

Casa enterrada - Casas Diferentes

8. Casas muito diferentes – Casa debaixo da terra

Já pensou em morar embaixo da terra? Não se trata de toca de algum animal, como coelhos ou tatus, mas de uma moradia com todo o luxo e estilo, feita para pessoas. O projeto inovador foi construído na Suíça, pelos arquitetos holandeses das empresas Christian Müller e SeARCH. Primeiramente, a estrutura da casa não deve nada ao se comparar com luxuosas mansões: possui belíssima decoração, salão de jogos e espaçoso quarto de hóspedes. Sua entrada apresenta uma estrutura ovalada, para onde apontam as janelas da fachada. Por fim, ao descer uma escada feita de pedras, os visitantes podem acessar os ambientes internos.