A busca pelo uso otimizado de recursos na construção continua impulsionando a demanda por soluções sustentáveis. Um dos maiores benefícios é a captação e reaproveitamento da água da chuva.
Nos sistemas tradicionais, a água da chuva escorre pelas telhas e pelas ruas e calçadas, segundo a arquiteta Catarina Feijó, da Ecotelhado, pioneira no desenvolvimento de telhados verdes. Usando placas de cisterna, a água é coletada, armazenada e usada para irrigar o próprio telhado verde e outros usos não potáveis, como jardinagem e lagos.
“Estamos em um momento importante para entender o papel da infraestrutura verde no Brasil e nos centros urbanos do mundo. Com estratégias para reduzir a poluição urbana, tornar-se mais resiliente e inteligente, telhados verdes e outras soluções como jardins verticais, jardins urbanos e proteção contra enchentes sistemas estão se tornando cada vez mais importantes”, enfatiza Catarina.
Confira 10 motivos para ter um telhado verde:
1) A água da chuva pode ser armazenada em telhados verdes e reutilizada em ambientes internos, como jardinagem ou descarga;
2) Reduzir o uso diário de água potável;
3) Telhados verdes também podem reduzir a poluição;
4) O reservatório de água no telhado verde melhora a drenagem urbana e evita alagamentos;
5) Conforto térmico do ambiente, reduzindo assim o uso de ar condicionado e os altos custos de energia – tanto em residências quanto em prédios;
6) Você pode usar o espaço para construir uma horta, cultivar hortaliças, hortaliças e plantas aromáticas;
7) Telhados verdes ajudam a obter certificações como LEED e Aqua;
8) Telhado verde garante isolamento acústico e traz mais conforto ao ambiente;
9) São bons para a biodiversidade e atraem borboletas e pássaros;
10) Telhados verdes são uma alternativa para criar locais de alívio de estresse em empresas onde as pessoas possam relaxar e reduzir o estresse.